Publicado por: rodrigobmpoa | 3 de novembro de 2009

P-47 D Thunderbolt – HTC/Academy 1:72

Olá pessoal;

Muito se fala nesse até certo ponto “arroz-de-festa” de coleções de plastimodelistas. Quando eu digo “arroz-de-festa” me refiro no bom sentido, ou seja, ele está presente em muitas coleções, mas por suas muitas qualidades em serviço. Acho que também todos que vem aqui ou quase todos, conhecem a história desse avião Americano, que inicialmente era usado como escolta de bombardeiros, mas que em função de sua autonomia não tão boa (foi substituído pelo Mustang que podia fazer a escolta de ida e volta em missões), acabou mudando de função e passou a ser caça de ataque ao solo. Vou me privar então de maiores detalhes, pois existem às centenas na internet sem exigir muito esforço na pesquisa.

O kit que ganhei, ou melhor, troquei com o meu primo é de um P-47D, na escala 1:72. Mas o barato dele é que é uma montagem da HTC Modelismo, loja nacional, que pegou um kit da Academy e juntou com decais da FCM, e recriou 4 versões de caças brasileiros.

Eu vi nesse link um trabalho excelente feito em um P-47D 1:48 da Tamiya pelo Sydnei O. Pagotto Jr. Vou certamente colher informações tanto visuais quanto dicas desse ótimo trabalho feito por ele.

Indo ao kit, ele é bem antigo, está com a caixa e os decais amarelados já, o que dá uma responsabilidade muito grande de efetuar um trabalho decente, pois o bichinho esperou muito e preciso justificar a ele e ao meu primo essa espera.

031120091440031120091441

Vejam que legal tem ainda o preço dele na caixa, módicos R$ 15,00.  “Do tempo” dos R$ 15,00. Hoje não se compra em Porto Alegre por menos de 43,00 um kit desses, aliás, esse não tem mais aqui. Em SP tem, certamente. Mas é aquela coisa, em geral, compra-se um kit e encomenda-se os decais, não tem muito mistério não.

031120091442

Me chama a atenção sempre a boa injeção da Academy, eles não fazem os kits mais detalhados do mundo, mas o capricho nas fôrmas, principalmente as de 1993 e 1998 (essa é de 1998) nos dá a certeza de poder fazer um bom trabalho final. O único porém que eu achei desse kit foi o desenho dos porões dos trens de pouso, um bocado diferentes dos reais, mas ainda penso em como mexer nisso (comprei uma micro retífica e acho que ela vai ser inaugurada hehe)

031120091446031120091447031120091448

No mais um manual em português com bons detalhes e bônus para a tabela de cores com as equivalências F.S (Federal Standart, padrão Norte-Americano), Humbrol e Gunze. Um luxo, como diriam os mais velhos.

031120091443

Os decais revelam que o kit esperou pacientemente a sua vez. Vou retribuir a gentileza e esse passa a ser o próximo da fila (os mais novos tem que dar o lugar, olha a educação pessoal).

031120091444

E por fim, um ótimo esquema de pintura e decais, replicando 4 aparelhos da Força Aérea Brasileira que foram para o pau na famigerada WW2, agregados o 350th Fighter Group Wng – 12th Air Force da USAAF. O Grupo de caça brasileiro que juntou-se à USAAF foi batizado de 4º esquadrão do grupo americano.

Os aparelhos possíveis de se recriar são:

P-47D-25RE – 4226762, do capitão Fortunato

P-47D-28RA – 4228986, do 2º Tenente Aviador Leon Roussoliers Lara de Araújo

P-47D-30RE – 4420854, do Asprirante Diomar Menezes

P-47D-28RA – 4229265, não há informação de piloto, mas informa ser de um lote de reposição, ainda com insígnias americanas, mas com as brasileiras pintadas por cima (assim como no aparelho do Diomar).

Enquanto termino meu Mustang Mk. III, vou refletindo sobre a versão a recriar, mas com uma tendência a fazer a versão do Aspirante Diomar Menezes, uma vez que as versões predominantes em verde oliva (as duas primeiras) vou fazer a princípio, em uma escala maior (1:48).

Era isso por hora, um grande abraço.

Grato;

RodrigoBM

 

 

 

 


Responses

  1. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by micschumacher: My Brazilian P-47D http://migre.me/aAh0

  2. […] P-47 D Thunderbolt – HTC/Academy 1:72 « Plastimodelismo Brasil plastimodelismobrasil.wordpress.com/2009/11/03/p-47-d-thunderbolt-%E2%80%93-htcacademy-172 – view page – cached Muito se fala nesse até certo ponto “arroz-de-festa” de coleções de plastimodelistas. Quando eu digo “arroz-de-festa” me refiro no bom sentido, ou seja, ele está presente em muitas… Read moreMuito se fala nesse até certo ponto “arroz-de-festa” de coleções de plastimodelistas. Quando eu digo “arroz-de-festa” me refiro no bom sentido, ou seja, ele está presente em muitas coleções, mas por suas muitas qualidades em serviço. Acho que também todos que vem aqui ou quase todos, conhecem a história desse avião Americano, que inicialmente era usado como escolta de bombardeiros, mas que em função de sua autonomia não tão boa (foi substituído pelo Mustang que podia fazer a escolta de ida e volta em missões), acabou mudando de função e passou a ser caça de ataque ao solo. Read less […]


Deixe uma resposta

Categorias

