Publicado por: rodrigobmpoa | 29 de setembro de 2009

Messerschmitt Bf 109 E-4 – Academy 1:72 (Parte 6)

Olá pessoal

Chegamos na etapa da pintura. Eu estava o dia inteiro de plantão no sábado e esperei o horário do almoço pra dar uma pegada no Bf, trouxe tudo pro serviço mesmo. Mas tive que ser rápidão cometa, planejei tudo na sexta à noite.

Montei o ambiente em sete minutos:

260920091225

Trouxe as tintas já diluídas pra ganhar tempo. Em mais sete minutos fiz o RLM 65 hellblau que fica na parte inferior do Bf  e será a tinta fundo da fuselagem:

260920091226260920091227

Depois parti para a primeira máscara já decorada na minha mente, pra ganhar tempo. Desenhei com lápis aquarelável (mais ou menos como seria a geometria da camuflagem) as linhas mestras e vamos à luta, a primeira tinta vai ser o RLM 71 Dark Green (mais 10 minutos):

260920091228260920091229

Depois, acertei as linhas para a segunda cor das asas, RLM 02 (grey). Detalhe, para quem quer saber mais ou menos as cores alemãs ww2 pode clicar aqui mas é só uma dica, tem centenas de sites e fabricantes com catálogos, só pesquisar.

Aí me lembrei que na corrida esqueci de tirar foto da pintura (eu sou uma anta bípede – o retorno), coloco amanhã as fotos das asas nas duas cores, tenho só a foto da máscara (isso levou 15 minutos):

260920091231

Ah antes que eu esqueça: o padrão de cores RLM vem de, se não me engano, Reichs-LuftfahrtMinisterium (Ministério Aeronáutico do Reich ou RLM). Tem muitas feras na comunidade de plastimodelismo que eu faço parte no Orkut, como o Richard ou o Oráculo (Ítalo) que sabem bem mais, logo, posso estar errado.

Bom, depois, resolvi camuflar o avião, usei um misto de RML 02 e RLM 71, que foi o que eu entendi que era o adequado (o manual não explicava direito e eu fui olhar por aí). Levei outros 15 minutos:

260920091234260920091235260920091236

Depois em 5 minutos limpei tudo. Sobrou um minuto pra almoçar, aí passei essa parte hehe.

Ah, antes que alguém pergunte, eu uso a hélice fixa. Anos de curiosos “rodando com os dedinhos” e quebrando os aviões me fizeram tomar essa decisão. Mas às vezes mudo de idéia.

Hoje vou colocar o amarelo (RLM 27) no bico (ainda vou dar uma emparelhada nele pois não ficou bom) e no leme da cauda, e colocar os decais.  Novidades, amanhã!

Abraços!

RodrigoBM


Responses

  1. Fantastico:)


Deixe uma resposta

Categorias

