Publicado por: rodrigobmpoa | 15 de setembro de 2009

Academy 1:48 Supermarine Spitfire FR.MK.XIVe

Olá prezados leitores!

Resolvi inaugurar uma nova categoria aqui no blog, que chama-se “Fui às compras”. Essa categoria vai registrar a minha sede por novos kits, e servirá para mostrar algumas regras (ou não) que eu sigo na hora de definir o que adquirir.

Como em outro post eu já havia feito uma lista de meus kits, esse vai em separado.

Minha última compra, feita no dia 5 de setembro na Hobby Geral, aqui de Porto Alegre, foi composta por um novo aerógrafo (um Sagyma SW800 que pretendo mostrar em um post sobre ferramentas) e um kit na escala 1:48 da Marca Academy, modelo Spitfire FR.Mk.XIVe, que é o que vou mostrar.

Embora eu saiba que existem marcas melhores que a Academy, eu ainda compro muita coisa deles, pois a qualidade ainda me satisfaz, principalmente se eu pensar que em todos os kits deles que comprei em escala menor (1:72) nenhum problema ocorreu, bons encaixes, razoável detalhamento e etc.

Como meu poder aquisitivo tem melhorado um pouco nos últimos anos, resolvi dar uma intensificada nas minhas compras e dentro delas resolvi começar a montar kits de aviões ww2 em escala maior, e a 1:48 me parece adequada.

Encontrei então esse belo exemplar do “feijão-com-arroz” de muitos modelistas, o Spitfire:

Caixa 1

Como muitos sabem, o caça da Supermarine Aviation Works, projetado por volta de 1936 por um inglês chamado Reginald Mitchell, entrou em serviço a 4 de Agosto de 1938, na versão inicial Mk I.

Ele tem duas marcas importantíssimas na história: Foi o avião mais fabricado de todos os aliados (20351 unidades em pouco mais de 40 versões) e também o único caça a operar durante toda a guerra (de 1939 a 1945).

Essa versão Mk. XIVe, é de janeiro de 1944, e é equipado com motor Rolls Royce Griffon, de 2035 hp (os anteriores, exceto o Mk. XII, de 1943 que também era equipado com motor Griffon porém de 1735hp, eram equipados com motores da Rolls Royce modelo Merlin).

A versão XIVe era uma versão destinada  a interceptação de caças alemães Focke-Wulf Fw 190 e das chamadas bombas voadoras (Os 190 carregavam outros aviões, modificados e cheios de combustível, usados como bombas)

Pelo que li por aí me parece que poucas (cerca de 100) unidades dessa versão foram fabricadas.

Falando do kit, abrindo a caixa na loja vi que ele tinha uma boa injeção de plástico e não percebi deformações que pudessem comprometer a montagem. Veio com um painel razoávelmente detalhado e um cockpit que poderia ser melhor, apesar de poder ser montado aberto. Legal que existe a possibilidade de montar o cofre de munição descoberto nas asas, mostrando o armamento, coisa que certamente o farei.

Na caixa, por fora, as fotos de uma das versões que podem ser montadas:

Caixa 2Caixa 3Caixa 4

Chamava a atenção na caixa também o fato de ser uma edição limitada, com decais “Premium” da Cartograf , feitos na Itália e com várias opções de nacionalidade, como por Exemplo Bélgica e  Índia (no que eu acho, utilização pós-guerra, preciso dar uma estudada geral na história dessa versão para não dizer bobagem):

Caixa 5Caixa 6

Manuais bem impressos, folha de decais realmente bem detalhada:

Manual 1Manual 2Decais

Folheto explicativo em separado para os esquemas de decais:

Decais 2Decais 3

E agora a quebra de um paradigma: Eu nunca abro as embalagens das árvores antes de começar a montar, mas em função de melhorar as fotografias, acabei abrindo. Seguem fotos das peças:

Peças 1

Essa eu não quis abrir hehehe

Essa eu não quis abrir hehehe

Peças 3Peças 4Peças 5Peças 6

Agora é colocar na fila e torcer pra chegar na vez dele! Muito legal!

Até a próxima!

RodrigoBM



Responses

  1. Bom dia Rodrigo, muito bom o seu blog. Vou linkar ele no meu, é basicamente sobre meus trabalhos e coisas sobre plastimodelismo de caminhões e carros, se não tiver problema prá você claro.


Deixe uma resposta

Categorias

