Publicado por: rodrigobmpoa | 14 de setembro de 2009

Vought F4U Corsair – Versão 1D (Parte 5)

Olá pessoal;

Depois de um fim de semana com muita umidade aqui em Porto Alegre (e chuva também), eis que ressurgimos. A umidade é inimiga número 1 de qualquer pintura, e é sério, não arrisquem aerografar com tempo úmido, em especial se não houver uma boa cabine de pintura, que nem todos tem. Eu não tenho, o espaço no apartamento não permite, pensei em fazer uma desmontável, mas ia ser complexa a operação dela e com o meu ajudante na idade de detonar tudo,ia ser trabalho posto fora.

No último post, coloquei a primeira mão de massa putty. Ela tem a função de tapar e emparelhar imperfeições. Mas, tem que ser aplicada corretamente. Isso até não é o pior. O pior é a lixa. Dica: quanto melhor um kit, menos massa e lixa vão ser usadas nele. Não posso me queixar do Corsair, fora o bordo das asas e metralhadoras, o resto era o básico para tapar os frisos de encaixe das duas metades da fuselagem.

Mas mesmo assim, foram cerca de duas horas e meia na lixa, antes de seguir adiante. Ficou assim, primeiro um dos lados (para comparar com o outro, ainda com massa):

Asa 1

Aí vem uma particularidade. Já vi trabalhos de acabamento em massa muito bons, como os dos blogs que eu sigo (meu blogroll) e certamente cada modelista tem um nível de paciência e talento diferentes. Eu já disse aqui que tenho uns 30 anos mexendo com isso, mas isso não quer dizer que eu sou talentoso ou muito paciente, tem gente muito mais.

Então eu faço o seguinte com relação à massa: Aplico normalmente, espero secar e, com a ajuda de um estilete, retiro a camada que está mais “saliente”, mas com muito cuidado para não chegar nem perto de arranhar o kit. Uma vez a massa desbastada com o estilete, uso lixa d’água número 600 (não se assustem) e com mais cuidado ainda, dou a primeira emparelhada, mas tem que ter muito cuidado, senão pode arranhar o plástico de modo a estragar a preparação. Somente depois desses passos, vou para as lixas d’água números 1200, 1500 e 2000. Essas lixas eu comprava da Tamiya, mas o preço médio é de R$ 20,00. Como estou meio que economizando, fui comprar das genéricas. Surpresa, comprei o triplo da quantidade por 1/3 desse preço. Com R$ 7,00 comprei da marca Norton, textura exatamente igual (Eu era burro e não sabia).

O resultado:

Asa 2Primeira etapa lixa pronta

Para quem duvida do trabalhão, olhem quanta lixa (cada pedacinho é aproximadamente 3×4 cm):

Lixas

Bom, terminada essa etapa, temos que ter consciência do seguinte: De tanto lixar e fazer pó, fatalmente as ranhuras próximas dos painéis ficarão cheias. Além disso, a massa também vai encher algumas ranhuras. Isso vai dificultar a vida na hora de fazer algum detalhamento nessas linhas de painéis. Então duas coisas eu faço: primeiro pego o mesmo estilete e “limpo” as ranhuras com a ponta dele e redesenho onde a massa tapou. Isso demora um pouco também, mas o resultado é muito bom. E depois dou uma boa lavada nas peças com água e sabão neutro, para remover bem a poeira. E depois é secar:

Limpeza é fundamental!

Isso eu fiz no sábado. Ontem parti para a montagem dos flaps e ailerons das asas e elevadores, colagem das asas na fuselagem e mais… massa.

Nada de muito especial, apenas como os ailerons e flaps vieram (oba) separados das asas, resolvi montá-los em posição inclinada, para variar um pouco.

Então vamos à luta:

Flaps/Ailerons 1Posicionando flaps e ailerons

Repetindo o de sempre: Destaque as peças, apare as sobras com cuidado e teste seu encaixe.

Depois disso, coloquei os elevadores (asinhas traseiras) e o avião começa a tomar forma:

Começando a tomar forma 1Começando a tomar forma 2

E então a última coisa feita ontem: Mais massa para tapar falhas desse último encaixe:

Mais massa 1Mais massa 2

Bom agora temos que lixar de novo, lavar de novo, secar e mascarar para a primeira pintura. Mas isso é a próxima etapa.

Até mais!


Responses

  1. Fala Rodrigo blz ?

    ta ficando show o Corsair ! é isso aê

    Cara uma dica para economizar, em vez de usar fita tamiya para segurar as partes quando estão colando, use fita crepe comum, ou prendedores de roupa daqueles grandes.

    Fita Tamiya é $$$ rsrs, eu economizo as i nhas até !

    []s


Deixe uma resposta

Categorias

