Publicado por: rodrigobmpoa | 9 de setembro de 2009

Vought F4U Corsair – Versão 1D (Parte 2)

Olá Pessoal! Assim como um elefante doente, estou de volta (tirei essa do Groo).

Depois de dar aquela corrida na loja ontem, comprei putty e a tinta interior green para começar meu Corsair. Preciso dela para aerografar o interior da cabine do piloto,  porões de trem de pouso e interior da cobertura do motor. Dica: Em muitos aviões ww2 usa-se essa cor para interiores, e em aviões que serviram em porta aviões ou regiões litorâneas também é comum a cor zinc chromate, que nada mais é do que um amarelo esquisito. Nesse caso a fórmula real do zinc chromate (ZnCrO4) era uma espécie de fundo anti corrosivo, e o pessoal de manutenção enchia dessa tinta algumas partes dos aviões para resistirem melhor à ferrugem. Bom sem mais delongas, o Corsair usava o interior green e eu comprei R$ 14,00, caríssimo eu achei) da Model Masters, sob o códido 1715 e sob o códido de equivalência FS-34151(código de equivalência é uma maneira de saber que tintas de marcas diferentes tem a mesma tonalidade e cor). Segue uma foto da bagaça:

Interior green Model Masters

Uma vez tendo a tinta na mão, vamos preparar o ambiente, ou seja separar e decorar quais as partes serão pintadas, pois eu pinto tudo ainda na árvore, separar o material de pintura e preparar a tinta. Nesse caso eu estreei meu novo aerógrafo, comprei um Sagima Sw800, ação dupla, que estava com um preço muito bom e não pude resistir. Não tinha a intenção de usá-lo ainda, mas quis testar. Para a minha surpresa ele se mostrou muito melhor que meu outro aerógrafo, um Badger 150. Seguem as fotos dos materiais e peças separadas:

Preparando a pintura 1Preparando a pintura 2Preparando a pintura 3

Bem, uma vez feita a mistura de tinta com seu respectivo solvente (eu uso thinner) para facilitar aplicação, vamos à luta já tendo em mente o que será pintado:

Iniciando a pintura

O uso do aerógrafo é muito particular. Eu faço uma mistura mais diluída pra facilitar a saída quando eu uso jato de tinta mais estreito, para detalhes. Mas cada um tem uma maneira de trabalhar e o resultado sendo bom, tanto faz o jeito. Tem gente que pinta com pincel e fica MUITO bom. Eis o resultado dessa etapa inicial:

Pintura interior 1Pintura interior 2Pintando interior 3Pintando interior 4

Bom o primeiro passo foi dado. As próximas ações serão a montagem da cabine, fuselagem e asas. Queria um cockpit detalhado custom de um cara lá do fórum web kits, mas custa mais caro que eu paguei no avião, aí vou engolir o choro e fazer o simplesinho mesmo heheheh.

Abraço e até a próxima.

RodrigoBM


Responses

  1. Amigo , ta de parabéns pela página. Fiquei interessado no seu compressor , é um inalador com reservatório? se puder me dar umas dicas, o pensando em fabricar\comprar algo assim! abraço

  2. Fabrico compressor de baixo ruido sob encomenda tratar com Wagner 97640790 vendo para loja chamada Colecionaveis

  3. Amigo onde vc encontra essas tintas, serve para ferromodelismo?
    Entre em conato pelo meu e-mail…..Att: Ricardo


Deixe uma resposta

Categorias

