Publicado por: rodrigobmpoa | 8 de setembro de 2009

Vought F4U Corsair – Versão 1D (Parte 1)

Olá Pessoal;

Vamos novamente para a batalha! Nosso projeto da vez vai ser um  F4U-1D Corsair em escala 1:48 feito pela Academy Korea (que é uma especie de “favorita minha”). A Academy é uma boa marca para modelismo, em especial para aviação militar, nas escalas 1:72 e 1:48, apesar de ter marcas provavelmente melhores, porém de pouca fama no mercado. Cito a ICM da Ucrânia, por exemplo, como uma dessas marcas. Mas, modelismo é questão de gosto e cada um tem o seu. Tenho amigos e conhecidos que curtem Arifix e Heller, eu tenho alguns, mas não gostei muito.

O F4U Corsair teve em sua versão final a “1D”, e sua história, resumida (não quis fazer copy/paste para que o devido crédito seja dado)pode ser lida nesse excelente link da Wikipédia:

Bom vamos as fotos iniciais, caixa de tamanho bom, que também pode ser interpretada como boa arquitetura da árvore e boa quantidade de peças:

Caixa 01

na caixa, como é hábito da Academy, algumas fotos de um modelo pronto:

Caixa 2Caixa 3

Como já dito, examinando o kit vemos que ele tem um nível razoável de detalhamento, pecando pelo painél de instrumentos, que é confeccionado com decal. Isso é meio frustrante, pois um kit em escala 1;48 deveria obrigatoriamente ter o painel de intrumentos em relevo. Nem sei porque eu disse isso, meus paineis ficam horríveis.

Detalhamento 1Detalhamento 2Detalhamento 3

Como também é hábito da Academy, o manual de instruções e decais também são de ótima qualidade e muito bem impressos:

ManualDecais

Bem, após a análise do kit/manual, é preciso definir qual versão vai ser construída. Versões são detalhes que mudam nos aviões, aperfeiçoamentos que eram feitos. Vou tentar fazer uma comparação meio tosca: Imagine que você vai montar um carro comum, tipo um Corsa ou um Palio. Bem, para cada um deles tem  versões e anos diferentes, agora imagine que você tenha no kit do seu pálio as versões 2007, 2008 e 2009, cada uma com diferenças entre si. Guardadas as devidas proporções, é a mesma coisa (bem, não é “exatamente” a mesma coisa, mas como o blog tem como finalidade facilitar o entendimento dos inciantes, é uma maneira de tentar explicar).

O kit vem com duas versões e eu escolhi a versão que replica o caça pilotado pelo Major Gregory Boyington .

Versão a ser montada

Como eu abro a caixa antes de comprar (altamente recomendável e lojas boas sempre permitem isso) para examinar o kit/manual/decais, as vezes acabo escolhendo a versão num bate papo com o dono da loja. Nesse caso comprei na Hobby Geral em PoA, que chama-se “geral”  em função de trabalhar com vários tipos de modelismo. Compro na Hobby Geral desde o início dos anos 90, o dono, seu Frank é un senhor muito simpático apesar de não dominar o português com muita facilidade.

Comprei nesse dia com o filho dele, o Newton, que também é muito legal. E ele fala bastante, se houver alguma dúvida sobre tintas, ele tira para você. Comprei as cores externas nesse dia:

Tintas Externas

Em casa, analisei todas as cores. Isso não é um hobby muito barato, pois se você realmente quer fazer um modelo fiel ao verdadeiro, gasta certamente e na maioria das vezes (em aviação militar) mais dinheiro com tintas do que com o modelo. Nesse kit são 15 cores diferentes. O bom é que algumas cores acabam sendo comuns a muitos kits, principalemnte nas partes internas, motor, trem de pouso, e acaba-se tendo sempre em casa muitas delas. Mas eu me dei conta que não tenho uma cor chamada “Interior green” que é utilizada nos porões dos trens de pouso e interior da cabine do piloto. Sem ele não posso começar o kit então… vou providenciar. Aproveitarei para comprar “puty” (aquela massa de correção de fendas e furos, lembram-se?), que o meu está endurecendo de tão velho. O próximo post do Corsair será já com esses itens em mãos.

Abração!


Responses

  1. Fala amigo blz ?

    A massa putty que uso é a humbroll, rsrs, eu a díluo com acetona de tirar esmalte, dessa que vende em farmacia.

    Vai no olho mesmo, eu uso uma espátula de manicure aquelas tambem de farmácia, tiro uma quantidade e com um canudo, que utilizo como pipeta coloco algumas gotas da acetona e vou misturando, ate ficar mole. Atenção para não deixa-la líquida pq se não fica ruim de aplicar.

    Você verá que fica mole e de fácil aplicação, ae é deixar secar, (deixo um dia) e mando lixa d’água.

    Qualquer dúvida me escreve.

    Obrigado pela visita.

    Seu blog é muito legal.

    []s

    Fernando


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: