Publicado por: rodrigobmpoa | 28 de agosto de 2009

Corvette 1957 – AMT ERTL 1:25 (Parte 6)

Olá pessoal;

Chega a hora de preparar e pintar alguns detalhes da carroceria, o escapamento e surdina do carro, o interior, detalhes dos acentos, interior das portas, painel e câmbio. São pequenas áreas a serem pintadas e prefiro usar pincel. Podem ser aerografadas essas áreas também, mas claro, preparar aerógrafo e tinta às vezes não vale a pena. Pode soar como desleixo, mas alguns detalhes eu às vezes prefiro usar pincel. Os  materiais usados são tintas Humbrol Silver, Aeromaster Chrome Silver, Tamiya Alumínio, pincel Humbrol Presidente 3/0 (beeeemm fino), estilete e fitas Tamiya para mascarar o carro.

Pintando detalhes 01Pintando detalhes 02Pintando detalhes 03Pintando detalhes 04Pintando detalhes 05

Como já dito anteriormente, mascarar é cobrir com fita as áreas que não desejamos pintar, ou que já pintamos e não queremos borrar. Cada um tem uma técnica provavelmente, e a minha eu desenvolvi sozinho. Vou colocando fita e ajustando a mesmo ou com um palito de dentes ou fósforo, de maneira a ficar bem justo e cobrir exatamente a superfície que eu quero pintar. A fita que eu uso é a Masking Tape da Tamiya nas larguras de 10 mm e de 20 mm.  Nesse site tem uma imagem dela (apesar de eu achar que está meio caro… )  http://www.hobbymodelismo.com.br/detalhe.asp?cod=87034 .

Então, vamos mascarar o carro para pintar os frisos.

Máscara frisos 01Máscara frisos 02Máscara frisos 03Máscara frisos 04Máscara frisos 05

Feitas as máscaras, é hora de tocar tinta. Como já mencionado, foram utilizados o pincel Humbrol Presidente 3/0 e tinta Aeromaster Chrome Silver. Perceba que a menos que se use aerógrafo, inevitavelmente mesmo com máscara, vai borrar um pouco, pois o pincel carrega tinta demais e o ato de esfregá-lo na aéra a ser pintada faz com que um pouco de tinta entre por baixo da fita. Com tempo e experência minimiza-se um pouco esse contratempo, porém quase sempre é preciso dar uma retocada. Tudo tem vantagens e desvantagens, se o aerógrafo parece ser trabalhoso demais nessa hora, com ele é bem mais fácil não borrar. Cada um decide o que julgar melhor.

Pintando frisos 01Pintando frisos 02Pintando frisos 04

Feita a pintura, hora de colocar para secar. Eu prefiro esperar secar bem, pois se a tinta estiver muito molhada antes de retirar a máscara, corre-se o risco dela escorrer e borrar tudo. Eu não gosto da idéia de passar uma hora mascarando uma aéra para pintura e depois botar tudo abaixo. Por isso mesmo a pintura é uma das coisas que faço sempre antes de dormir, pois aí o sono me ajuda a não ser ansioso. O resultado no caso foi razoável, pois o meu “ajudante” fica no pé e volta e meia não consigo dar atenção ao que eustou fazendo, porque ele quer atenção também. Como eu sou mais apaixonado pelo meu ajudante do que pelas minhas miniaturas, às vezes sai algo errado e preciso retocar. Faz mais ou menos 30 anos que eu amo o modelismo, meu ajudante tem só 3 e eu amo ele mais ainda.😛

Eis o resultado bruto:

Frisos e detalhes pintados 01Frisos pintados 02Frisos pintados 03

Bom pessoal. Vou dar um tempo no blog nesse final de semana. Acho que é possível terminar o carro até domingo à noite. Preciso montar o resto do chassi, escapamentos, rodas, pneus e interior do carro. envernizar, aplicar os decais e depois ainda aplicar um líquido que protege os decais, a pintura e não altera o tom da cor. Dou depois essa barbada.

Consegui deixar os comentários livres, sem passar por aprovação, pois aqui não tem essa de moderação, aqui o lugar é livre. Tenho a intenção de colocar uma enquete com opções de projetos para o próximo tópico, e vocês votam, mas um deles podem ficar sabendo desde já que é uma Ferrari F1 modelo F310B, Tamiya, escala 1:20 que vou dedicar ao camarada Tohmé do excelente Blog Minis No Mundo.

Abraço e até segunda!

Rodrigo Bezerra


Deixe uma resposta

Categorias

