Publicado por: rodrigobmpoa | 27 de agosto de 2009

Corvette 1957 – AMT ERTL 1:25 (Parte 5)

Bom dia pessoal;

Vamos para mais uma etapa. Hoje preciso dar uma adiantada no kit, pois estive doente e estão acabando as fotos, hehe.

Chega a hora de preparar e pintar a carroceria e interior do carro. A preparação certamente envolve você destacar as peças, testar encaixes, colar, secar e aplicar massa, ou “puty” (eu uso um produto chamado “model filler” da Humbrol) como chamamos, que nada mais é do que um preenchedor de imperfeições. Após tudo isso, tem que lixar. Eu uso lixa própria para modelismo, da Tamiya, números 1200,1500 e 2000.

Preparando a carroceria 01Preparando a carroceria 02Preparando a carroceria 03Preparando a carroceria 04Preparando a carroceria 05Preparando a carroceria 06Preparando a carroceria 07

Bom, depois de colar, colocar puty, desbastar/lixar vocês devem pensar que tudo está pronto para o grande barato, que no meu ponto de vista é a hora de pintar. Triste ilusão. Ainda é preciso lavar a carroceria com água e sabão, para remover impurezas e gordura que as mãos e dedos soltam. Sem essa limpeza, não dá para garantir que a tinta vai “pegar” corretamente.

Depois da carroceria preparada, vamos preparar os materiais de pintura. Eu uso aerógrafo e tenho um Badger modelo 150 (ação dupla), que me acompanha desde 1992 ou 1993. Comprei ele usado de um grande camarada, o Daniel, e é muito bom, mas assim como quase todo o aerógrafo (creio, com exceção dos Aztec) requer bastante manutenção. Antes de usá-lo, eu desmonto a mecânica toda, limpo muito bem, monto, ajusto a agulha, e testo com thinner (que é o solvente que eu uso para as tintas esmalte). Após verificar que o jato de thinner flui como eu quero, preparo então a tinta. A preparação da tinta é muito simples, mas requer cuidados. Trata-se de uma mistura simples da própria tinta com o solvente, mas que devemos cuidar a proporção, pois tinta grossa demais escorre e fuida demais também fica ruim. Eu costumo usar 80/20 respectivamente, para tinta e solvente. Mas às vezes é preciso mexer um pouco nessa proporção.

E aí acabo de lembrar que tenho um probleminha. Preparei a tinta no dia, “mascarei” as peças, pintei e me dei conta que não tirei fotos do processo mais detalhado. Como já disse, estou começando o blog e bobeei nisso. Mas vou melhorar.

Mencionei acima o verbete “mascarar”. Que diabos é isso? É tapar com fita as partes que você não quer pintar, ou que pintou de outra cor e não quer que a segunda cor da pintura borre a primeira. Eu geralmente faço assim: Pinto primeiro os detalhes, depois coloco máscara neles (uso uma fita adesiva da Tamiya) e depois pinto a cor predominante, assim economizo fita hehe. Essa fita eu também uso para cobrir as partes dos vidros de meus aviões que quero manter translúcidas. Como vocês verão nas fotos abaixo, eu fiz o meu compressor com um motor de nebulizador e uma garrafa de refrigerante e válvulas e mangueiras de aquário. Na realidade a idéia é do meu primo Manoel, que já evoluiu para um reservatório feito com botijão de gás de 13 Kg. Como medida de segurança, em série com a mangueira de saída para o aerógrafo tem uma segunda válvula de aquário, que internamente possui uma mola e uma esfera. Assim se a pressão ficar muito grande dentro da garrafa, a esfera é acionada e libera passagem para o excesso de pressão. Coloco também uma foto real do carro, para que vocês possam comparar. Como a cor (Humbrol) estava disponível somente fosca, vou ter que aplicar verniz ainda.

Carro pintado 01Compressor + Garrafa 01Carro pintado 02Carro pintado 03Carro pintado 04Carro pintado 05Carro pintado 06Carro pintado 07Carro real

No próximo post, vamos emparelhar essa pintura com lixa bem fina (2000), aplicar verniz e terminar o escapamento do chassi, que eu comi bola e ainda não fiz hehe.

Abraço e até a próxima.


Responses

  1. Parabéns pelo blog Rodrigo, especialmente pelo passa-a-passo. Vou ver se faço algo parecido no futuro.
    Nosso hobby é muito divertido e acho que esta sua iniciativa é um incentivo aos novos modelistas.
    Também estou montando um blog, segue link caso queiras dar uma olhada e passar para amigos:
    http://marcelo-teles.blogspot.com/
    Grande abraço,
    Marcelo.


Deixe uma resposta

Categorias

