Publicado por: rodrigobmpoa | 1 de março de 2010

Messerschmitt Bf109G-14 – Academy 1:48

Olá Pessoal!

Post quase relâmpago e sem muitas explicações, espero ter tempo de editar mais tarde e colocar algum texto decente.

Voltei de viagem de trabalho dia 12/Fev e comecei a tocar meu Messerschmitt Bf109G-14 para o Grupo de Montagem de Aviação WW2 (2ª Grande Guerra). Comecei muito tarde esse kit em função de inúmeros compromissos de trabalho. O negócio foi por a mão na massa, ou melhor, a mão no plástico hehe.

Segue uma foto da caixa:

Como sempre, a Academy é uma marca de agradável custo/benefício. Não é o kit mais detalhado, mas é uma injeção”limpa” sem muitos flashes (rebarbas) e com relativa precisão em relação ao modelo normal.

Há duas opções de montagem e escolhi a do JG53 do Alfred Michael (estou tentando mais infos dele, mas tá brabo). Esse caça operou em 1945 no teatro Francês, mais precisamente em Halstoff.

O primeiro passo prático de uma montagem, a meu ver, sempre é a limpeza do kit. No meu caso ele vai para o tanque com água e um pouco de sabão em pó:

Depois que  ele limpa e seca:

Organizo a bancada (bancada é um eufemismo para “mesa da cozinha enquanto a patroa está de férias com as crias fora de casa e eu não posso estar junto”). Essa bancada, para ganhar espaço, tem as tintas selecionadas para a versão que eu vou montar e a maleta de ferramentas:

E começa o evento. Vamos dando uma olhada e separando as peças da fuselagem que nesse caso devem ser recortada e ter inserido uma outra versão de cauda/leme:

Feito o corte:

Fui para a etapa de montar o cockpit para depois pintar o interior todo junto e agilizar o processo:

Uma vez cockpit pronto vamos dar uma cor dentro, que é o RLM66. Todas as cores RLM usadas nesse projeto (interior e camuflagem exterior foram da Vallejo.

Sistema de secagem de alta tecnologia para agilizar o projeto:

Peças secas e começa a montagem do interior:

Dei uma trabalhada no painel com instrumentação em preto e depois o famoso dry brush com prata:

Montando o interior do bicho:

E colocada a nova cauda. Óbvio que vai dar aquele trabalhinho que todo mundo “adora” com massa e lixa, mas a colagem foi tranquila, com o uso do jet:

Aprontando a máscara do canopy:

Parti então para a montagem das asas:

Vamos para o famoso encaixe, e começar a correção com massa:

E dá-lhe lixa… Uso números 600, 1200, 1500 e 2000, sempre da menor para a maior, cuidando para não estragar detalhes da peça:

Eis o avião lixado, e com primer, secando:

Parti para o início da camuflagem com RLM83. Essa camuflagem era um pouquinho complexa, em 4 cores e tive que pensar no que seria mais rápido, pois o tempo corria:

Depois do RLM 83 fiz o primeiro mascaramento para receber o RLM76, um misto de massa multi-tak da prit, masking tape da Tamiya e fita crepe (uma “zona”):

Depois de seca a segunda camada da camuflagem:

Vamos então para o mascaramento da próxima camada (3ª) que é RLM81:

Aplicado o RLM81:

E preparando/aplicando o RLM82 e colocando os profundores:

Apliquei verniz brilhante acrílico da Aerotech (não curti muito e pedi – acabou de chegar aqui no trampo, verniz e fosqueante da Easy Colors, também acrílico) e parti para os decais/wash:

Depois dos decais e wash, apliquei verniz acrílico fosco, também da Aerotech, e comecei a preparar/pintar/colar  as últimas peças:

E eis o bicho prontinho:

É isso ae pessoal! Foi bem rápido para os meus padrões, então não ficou lá grande coisa. Mas foram mais ou menos duas semanas de trabalho. Porém poucas horas por dia, estou meio sem tempo por causa do serviço.

Mais adiante eu tento melhorar esse post, ok?

Abraços e até breve!

RodrigoBM

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Responses

  1. ola gostei muito de seus toques, voltei a montar faz pouco tempo nao tenho sua tecnica mas valeu, espero por mais dicas abraços e felicidades a sua familia fiquem na paz

  2. Fala Rodrigo !!

    Ta sumido, oque acontece ? e os kits ? A linha de produção está parada ?

    []s
    Fernando

  3. Velhinho, parabéns pelo Kit. É muito bacana e ele ficou muito bom. Tenho um BF109 G6 que é exatamente igual a esse, a diferença é que ele pode ser convertido numa versão trop (Afrika Korps). Não sei se o G14 também vem com esta conversão (Filtro de ar, decais e Tapa Sol) mas ele é muito bom para fazer a versão da tampa da caixa, que ficaria muito show.

    Abração!

    Gregovit

  4. Olá Rodrigo

    Parabéns pela montagem do 109, ficou impressionante!
    Estou a contactar-te por outro motivo, sou português mas estou no Rio, também faço modelismo mas queria saber onde me dirigir para obter um produto de modelismo que irei usar no meu trabalho profissional (modelismo e trabalho cruzam-se um pouco nos materiais e técnicas). Podes-me contactar para o email?

    Obrigado
    Ivo Férin

  5. Irmão esse aerografo que você tem ele é facil de usar?
    Àh, e onde você o comprou?Por favor não me diga um preço caro!kkkk.
    PS: Preciso mesmo desse tipo; àh, e ele é da revell mesmo né?
    Aguardo respostas!E um exelente final de semana para você!

  6. Parabéns pela montagem. Ficou muito boa mesmo.


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